sábado, 26 de dezembro de 2015

Cada um tem uma experiencia morando na Finlandia.Jokainen on kokemusta Suomessa asuva.

Aos poucos percebo que cada um que vem viver aqui na Finlandia tem uma experiencia deiferente.
Tudo depende dos amigos e do meio que voce vive.
Eu tive sorte, conheci amigos de Christer voltados para cultura, artes, musica, educacao.  Isso e muito bom.
Estou fazendo curso de finlandes para estrangeiros numa escola publica, com alunos de varios paises: Ucrania, Etiopia, Filipinas, Nigeria e eu do Brasil.
Temos que forcosamente aprender o idioma, pois so a professora e um dos alunos falam ingles.
E ela tem  que ensinar para idiomas diferentes um outro diferente e dificil tambem.

O alfabeto finlandês :
Carta Nome Pronúncia IPA
Uma, a aa / Ɑ /
B, b abelha / BE /
C, C ver / SE /
D, d dee / DE /
E, e ee / E /
F, f AF, AFFA / AEF /, / æfːæ / ocasionalmente / f /
G, G caramba / GE /
H, h hoo / HO /
I, o ii / I /
J, J jii / Ji /
K, K koo / KO /
L, L AL, seguido / AEL /, / ælːæ / ocasionalmente / el /
H, m AM, Amma / Para a AEM /, / æmːæ / ocasionalmente / em /
N, N än, Anna / NEA /, / ænːæ / ocasionalmente / pt /
S, ou oo / O /
P, P Comunidades / PE /
Q, q kuu / KU /
R, r är, ARRA / AER /, / aerae / ocasionalmente / er /
S, s Como, Assa / AES /, / æsːæ / ocasionalmente / es /
T, t tee / TE /
L, L uu / U /
V, v vee / Ʋeː /
W, w kaksois-vee, vee-tuple / Ʋeː /, / kɑksoisˌʋeː /, / tuplɑˌʋeː /
X, X AKS, Aksa / Æks /, / æksæ /, ocasionalmente / eks /
Y, y yy / Y /
Z, Z tset, tseta / Tdefinida /, / tsetɑ /
Å, å Ruotsalainen oo / O /, / ruotsɑˌlɑinen O /
Ä, ä AA / AE /
Ö, ö öö / O /
Em algumas listas alfabéticas, a w é incorporada sob v, uma vez que estas consoantes têm o mesmo som. As letras b, c, f, q, w, x, z, å são usados ​​apenas em empréstimos de origem estrangeira.

Nos finlandeses vogais e consoantes pode ser curto ou longo e são escritos com um único sinal para o som curto e uma carta de casal para um som longo.

As letras ä, ö e Å, chama ääkköset, são as três letras que têm sinais diacríticos. Diferentemente do "alfabeto alemão, em que as letras ä e ö são alfabetizados, juntamente com a e ou, na Finlândia são considerados cartas individuais e alfabetizado após z. O sinal diacrítico de trema ¨ é chamado treema.

Fonte:  https://it.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_finlandese

2 comentários:

  1. Olá Beatriz! Parabens pela materia e pelo blog.
    Estou morando em Turku e estou procurando estudar numa escola como você, mas estou tendo dificuldades para achar, não entendo finlandês e sempre que acho um site, tenho que traduzi-lo e nem sempre fica fácil o entendimento e demora muito.
    Porem, entrei no pais como turista e estou morando na casa de uma familia de finlandeses amigos meus, tenho ate o final de janeiro para conseguir legalizar meu visto, se não, volto.
    Como posso estudar, será que consigo o visto?
    Desde já, agradeço.
    Hyvää Jaulua
    Leandro Pellagio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro vc ainda está na Finlandia, tem uma big escola em Karjaa , aprende de verdade, cinco dias na semana e 6 hora por dia, curso intensivo se vc precisasr me avise.

      Excluir