domingo, 28 de fevereiro de 2016

Dia de Bandeira Hasteada na Finlândia dia de Kalevalan.Päivä lippu Lennätetään Suomessa Kalevalan päivä.

Kalevala, o nacional finlandesa é chamado. Kalevala são considerados como pertencentes ao mundo inteiro um importante património literário, literatura mundial. Dia Kalevala é um dia de cultura finlandesa. Ele também está bem estabelecida hasteamento da bandeira.
Kalevala

épico nacional finlandês
Com base nos poemas recolhidos por 1800 Lonnrot
Irmã das obras de Kanteletar
"Kamanat kohottukohot
tampões para obter mais baixo, sem
limites alentukohot
posição sem tocar o sapato,
välttyköhöt pihtipuolet,
portas sem auetkohot
quando tupahan de-lei,
a bordo do homem gigante!"

Kalevala, poema yhdeskolmatta

nascimento do Kalevala

O Kalevala é baseado na poesia popular montado 1800. Elias Lönnrot fez no início de 1800 uma série de viagens de recolha de poema por trás da fronteira oriental da Finlândia e as áreas residenciais dos povos fino-úgricas. A primeira versão do Kalevala foi concluída em 1935 e do Novo Kalevala em 1849.

Kalevala poesia é baseado em um poema tempo Kalevala, o tempo de Kalevala. Antes registrado pelos poemas que foram transferidos de uma geração para outra por via oral hereditária, geralmente cantando. Muitas vezes cantando kantele säestettiin.

Kalevala poesia diz todo o espectro da vida, da vida cotidiana, a celebração, os eventos históricos. Ele também inclui magias e orações, mensagens de boas vindas e condolências.
Você conhece pessoas de Kalevala?

Elias Lönnrot

Elias Lönnrot (1802-1884) foi o mais aprendido do seu tempo finlandesa. Ele era um explorador, mas também um médico e um cientista, o autor de muitos saúde e publicações científicas.

Lönnrot era um desenvolvedor e inovadora da língua finlandesa. Ele trabalhou como um médico depois de seu trabalho como professor de língua finlandesa e desenvolver a reforma em larga escala seus dias de dicionário finlandês.

Lönnrot nasceu na freguesia de Sammatti Haarjärven Croft kyläräätäli Fredrik Johan Lönnrot e sua esposa família Ulrika de sete, crianças, sendo a mediana.

Lönnrot foi primeiro Tammisaaren de pedagogos e depois da escola Catedral de Turku, que na época foi concluída sacerdotes e funcionários. Os estudos foram interrompidos falta de recursos financeiros, e Elias teve que sair para ganhar dinheiro. Durante os dois anos que ele passou sobre o seu pai, e como seus irmãos Tailor paroquiais e além.

Os fundos tiveram o suficiente, e Lönnrot era capaz de experimentar uma escola secundária pupila em Porvoo março de 1820. Já no início de abril, porém, ele deixou a escola e foi para a recepção Hämeenlinna do local estudante da farmácia.

Farmacêutico talento Student foi notado em Hämeenlinna e ele ficou apoiantes, que, incentivado por Lönnrot concluídas as horas de trabalho, além de matrícula de estudante privada.

Elias continuou seus estudos na Universidade de Turku em 1822. Por razões de segurança, Lönnrot estudou uma série de substâncias, entre outros. medicina, latim, grego, história e literatura. Para financiar seus estudos, Lönnrot trabalhou durante o verão como mestre familiar. Universidade de Turku, seus colegas de classe incluído. JL Runeberg e Snellman.

Lönnrot completou a sua graduação em 1827. Seu tema de sua tese foi realizada pelo deus da antiga menestrel. Em 1830, Lönnrot completou um Bachelor of Medicine. Dois anos mais tarde, ele defendeu sua tese de doutorado tópico finlandeses curas mágicas ou milagrosas.

O explorador e colecionador do poema

Desde que um jovem Lönnrot queria descobrir onde o povo da Finlândia tornaram-se e como ele tem sido. A resposta a esta pergunta, ele procurou o caminho para a coleção 11 poema em 1828-1845.

Em 1828, ele passou seu primeiro poema missão de averiguação à Häme e Savo. Depois de voltar a Helsínquia Lönnrot editou a coleção de captura de quatro Kantele kansanrunovihkosta, que apareceu edições. O quinto permaneceu inédito, a idéia de um único épico nasceu.

A Literatura finlandesa Society Lönnrot começou a financiar as actividades de recolha e publicação. Ele viajou principalmente a pé, remo e esqui cross-country durante os quinze anos de distância, um comprimento correspondente à distância de Helsínquia para o Pólo Sul. Durante suas viagens Lönnrot reuniu cerca de 60 000 runosäettä, que ele escreveu com a mão na memória.

Como resultado de viagens de recolha de poema de Lonnrot nasceram de sua obra principal Kalevala e Kanteletar. Lönnrot rastreou as estranhas palavras, os nomes de plantas, provérbios e charadas para o desenvolvimento da língua finlandesa.

O médico, professor e homem de família

Em 1832, Lönnrot foi atribuído ao circuito assistente médico para Oulu, onde sairastettiin um monte de febre tifóide e disenteria. A cidade vizinha Kajaani situação de epidemia foi ainda mais difícil de Oulu. No ano seguinte, mudou-se para Lönnrot Kajaani, onde atuou 20 anos como um médico fazer uma vacinação e de lá runonkeruumatkojaan. Como médico, Lönnrot sublinhou a importância da vacinação, higiene e estilo de vida, e não aceitou noções supersticiosas.

Elias Lönnrot se casou com a idade de 47 26-year-old Maria Piponius. primogênito Elias nasceu em 1850, mas morreu de meningite na idade de dois. Eles tiveram quatro filhas: Maria, Ida, Elina e Tekla.

Em 1854, a família mudou-se para Lönnrot Helsínquia, onde Lönnrot assumiu o cargo na Universidade das cátedras de língua finlandesa. 1862 Lönnrot recebeu uma pensão completa eo valor da Chancelaria. celebrações em grande escala fanfarra se aposentou, após o qual a família se mudou para a cidade natal de Lönnrot Sammatti.

Para o final do ano de 1883 as forças Lönnrot começou a deteriorar-se e morreu em 1884/03/19.

28.2.2012 às 13h55
O Kalevala não é mais obrigatória buns escolares

Às vezes a leitura do Kalevala foi realizada na escola estes forçado. Hoje, a juventude de Kalevala interessado nos personagens e misticismo - graças ao rock e bandas de metal, cuja música inclui pessoas de efeitos Kaleva. Cultural professor de História Kari Immonen acredita que kalevalaisuuksista tornou-se o núcleo de suco de cultura finlandesa. Elementos do Kalevala ter passado a vida cultural e social, de modo que todos eles nem percebe mais. Talonen Kalle Leppänen e Päivi Immonen ficava perguntando o quão grande o impacto Kalevala ainda é hoje.

Fonte :http://yle.fi/aihe/artikkeli/2012/11/07/kalevalan-paiva-282

Nenhum comentário:

Postar um comentário