Páginas
- Cidades (55)
- Culinária (33)
- Cultura (136)
- Curiosidades (115)
- Educação (32)
- Foto e Vídeo (210)
- Imagem do Dia (69)
- Natureza (240)
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016
Johan Ludvig Runeberg Poeta Finlandes- Dia da Bandeira hastiada.
A sua obra épica é considerada a mais grandiosa, excluindo os poemas épicos Kalevala. O seu primeiro poema "Nossa Terra" ("Vårt land" em sueco, "Maamme" em finlandês), tornou-se o hino nacional da Finlândia. Entre suas obras cabe destacar sobre tudo a obra Fänrik Ståhls Sägner (em sueco , Vänrikki Stoolin tarinat em finlandês) escrito entre os anos de 1848 e 1860, na qual o poeta descreve, em forma de 35 canções épicas os acontecimentos da Guerra da Finlândia (1808-1809) em que Finlândia, até então parte do reino da Suécia, passou a formar parte do Império Russo como grão-ducado autónomo.
Autógrafo de J.L. Runeberg
É um dos poetas nacionais finlandeses com o maior número de textos utilizados em obras musicais. Seu mais significativo divulgador no âmbito musical foi o compositor Jean Sibelius, que compôs mais de 90 canções com os textos de Runeberg, entre elas 5 com versos em língua finlandesa.
O dia 5 de fevereiro, dia de seu aniversário, é para a população de língua finlandesa e desde a década de 1920 o dia nacional de hastear a bandeira. Todavia, foi desde sempre mais vinculado à cultura dos suecófonos da Finlândia que o homenageavam já desde a independência da Finlândia, tendo sendo ainda em vida, a partir no dia do seu aniversário de 50 anos, em 1854, homenageado pela juventude de Porvoo que se juntava em frente à sua casa para lhe cantar os parabéns.
Referências https://fi.wikipedia.org/wiki/Hirvensarvisuola
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário